O seu equipamento de ar condicionado pode ser um companheiro durante muitos e longos anos, bastando que para isso tenha um certo cuidado com ele.
Sugerimos aqui algumas dicas que irão prolongar a vida do seu equipamento, reduzindo custos com reparações e/ou trocas antes do tempo previsto.
Não descure a instalação.
Mesmo que tenha comprado o equipamento por si mesmo, sem recurso a uma loja especializada, não descure a sua instalação.
É fundamental que a instalação seja feita por técnicos especializados, que se certifiquem e que lhe garantam que todos os componentes estão corretamente instalados. É o mais importante investimento neste processo, porque o equipamento pode ser premium, mas se for mal instalado não funcionará adequadamente.
Faça manutenções periódicas
Não, um ar condicionado não é um automóvel mas também precisa de revisões esporádicas. Não serão tão dispendiosas, mas uma manutenção regular fará com que, não só o equipamento dure mais tempo, como também evitará que os custos de energia aumentem. Um equipamento regulado despende menos energia, mantendo os consumos de eletricidade estáveis.
Fique atento às unidades exteriores
A unidade exterior é o “coração” da climatização do seu sistema de ar condicionado. É importante verificar pontualmente se existem detritos ou pedras a bloquear alguma entrada, e inspecionar visualmente se houve algum dano após algum temporal.
Substituição de filtros.
A limpeza ou substituição do filtro de ar faz sempre parte da manutenção regular do ar condicionado. Ao ser um processo simples, poderá fazê-lo você mesmo, com a regularidade recomendada pelo fabricante.
Um filtro de ar sujo, além de ser nocivo para problemas respiratórios, pode fazer com o equipamento sufoque e entre em esforço quando o liga, reduzindo a vida útil do equipamento e aumentando simultaneamente o custo energético.
Se ficou com alguma dúvida contacte-nos: info@multiarco.pt
Na Multiarco pode contar com uma equipa técnica especializada na instalação, manutenção e reparação de equipamentos de ar condicionado.